Artigos

Brasil, um país de indignação!

Tenho grande indignação com nosso país e os homens que governam, ainda se chama políticos, mas não passam de corruptos profissionais e sujos. Como podemos admitir que cerca de 11 bilhões de reais sejam gastos em uma Copa do Mundo? Quem enriquece, é você? 

É vergonhoso para o Brasil que coisas assim ainda aconteçam, com um sistema público cada vez mais furado e falido. As escolas são verdadeiros depósitos de gente que muitas vezes passa fome, pois os pais não têm condições de suprir nem mesmo as necessidades básicas. Vivemos em um universo onde a segurança é fraca, só em minha cidade já roubaram o mesmo banco cerca de 3 vezes em um mês, eu digo, em um mês!! Se formos então, falar do sistema de saúde, é extremamente vergonhoso, pessoas cansam de esperar em filas, os médicos e funcionários públicos são negligentes, mal educados e despreparados!! Em concursos públicos, passa-se quem quer e não quem realmente merece. O sistema de transporte "público", que na verdade é pago, é um verdadeiro caos, o motorista não tem respeito algum. Em que tempo estamos!? Vocês não vêem essas coisas? O meu medo é daqueles que enxergam, e não fazem nada. 

E ainda querem fazer Copa do Mundo e Olimpiadas, nem ruas decentes temos, nem escolas estruturadas nem nada, os professores são cada vez mais negligentes. Sim, isso mesmo! Negligentes!! Paga-se IPTU, IPVA, paga-se os impostos mais variados, para onde esse dinheiro vai? Para o seu bolso? 

Nosso IDH é de 0,718, ocupamos a 84ª posição, até mesmo atrás do Uruguai, México, Argentina e Chile, com 0,805. Devemos pedir um basta, devemos pensar mais, ao invés de assistirmos BBB, que para mim não soma nada a vida e nem a cultura de ninguém, ler livros, mesmo que gibis, assistir bons filmes, ver amigos e nos divertir. Para melhorarmos, sem dúvida alguma, precisamos de boas escolas, digo BOAS escolas, com professores para cima e não para baixo, com assuntos transversais, com contextualização e bom humor. Fazendo uso de estruturas técnológicos e no trabalho para formar uma nova visão e mentalidade dentro das salas de aula, mentalidade que entende o mundo, que sabe o que é melhor. 

Entretanto, enquanto continuarmos sem fazer nada, sem falar e nem gesticular, uma minoria continuará aproveitando da situação, roubando nosso dinheiro e governando o Brasil da pior maneira possível. "Brasil, um país de todos", na verdade, "um país para poucos".

Lucas Munhoz
________________________________________________________________________




A importância da leitura


Atualmente, as crianças crescem rodeadas de jogos virtuais, televisores de última geração, celulares altamente tecnológicos, com o tempo e sem que percebamos, cria-se uma nova cultura jovem. 

Cultura essa na qual os nossos adolescentes nunca ouviram falar de Isaac Newton, Aristóteles, Platão, muito menos Alexandre, O Grande. Entretanto, em sua maioria, conhecem sobre Neymar, e nos surpreende ao fornecerem uma lista completa sobre os melhores games da atualidade. Tais jovens estão se desenvolvendo longe das empoeiradas páginas de livros, muitos só lêem a sinopse nas costas do livro e vivem lendo e escrevendo coisas abreviadas em redes socias, como: Facebook, Twitter, Orkut, entre outras. 

Fortalece-se a cada dia uma geração com cabeças que não pensam, somente executam e nunca questionam, há um grande número de analfabetos funcionais, o governo dá um falso estímulo a leitura (todos sabemos que tudo tem fins lucrativos para qualquer banco na Suíça). Constata-se que aqueles que lêem tem cerca 40% do seu salário aumentado, devido a facilidade na comunicação. O hábito da leitura começa com os pais, portanto, incentivem seus filhos a lerem mais e assistirem menos. Hoje temos crianças nas escolas primarias que já sabem o que é sexo e beijo, mas que não sabem ler: isso é uma vergonha para um país que irá celebrar uma Copa do Mundo, em 2014. 

Quem lê, sabe falar, sabe gesticular, sabe lidar com os problemas e pessoas. Comece com qualquer livro, ele pode ser o primeiro de muitos. Pense nisso (...)

Lucas Munhoz
________________________________________________________________________




Sociedade e Educação

Há muito tempo quando começava a florescer no mundo uma humanidade socializadora, homens passaram a procurar seu espaço, cada um com papéis importantíssimos, eis que muitos outros já sabiam que o homem em suas relações acabava criando uma sociedade e que a sociedade criaria homens e mulheres sociáveis. 


Hoje vivemos em uma sociedade capitalista que a cada dia exclui e marginaliza seres humanos,seja de lugares privados, seja de empregos, seja da vida. Enquanto muitos trabalham das maneiras mais desprezíveis possíveis, uma pequena minoria continua a tomar conta de terras, dinheiro e impostos. O que convém nesse artigo, não é a sociedade em si, mas o que forma a sociedade, sabendo que a sociedade nasce nas salas de aula de nossas escolas, é temeroso pensar em que sociedade está se formando, todos os dias vemos professores sendo agredidos, desrespeitados, observamos reclamações diversas, sobre salário, condições de trabalho, etc. A falta de professores no mundo inteiro, já é evidente, a quantidade já chega a cerca de 6 milhões. 


Se não temos bons professores, então não teremos bons alunos, portanto, não teremos uma sociedade melhor. Esse ainda é o país onde se quer fazer COPA do Mundo e Olimpíadas? Onde famílias inteiras ainda passam fome e vivem a ganhar salários miseráveis, onde jovens continuam a ser ignorantes com voz passiva. 


Enquanto o sistema educacional brasileiro não for refeito, digo por COMPLETO, continuaremos fazendo parte de um país de submundo, precisa-se de bons professores, com melhores salários, com melhores condições, com mais direitos! E já! Somente assim teremos uma sociedade que ao invés de excluir, inclua.


Lucas Munhoz
________________________________________________________________________





Viver a vida

Se quiser viver a vida, que seja do melhor jeito possível 
Leve consigo as possibilidades de crescimento, pense em coisas boas 
Seja decisivo em momentos importantes, mesmo que erre, não será o fim 
Curta as tristezas, as alegrias, os desencontros e reencontros, sorria para o dia chuvoso 
Lembre-se que o bom não é ser importante, mas que o importante é ser bom 
Procure aprimorar seus conhecimentos, compartilhe-os 
Somente assim teremos boas pessoas como você! 
Passe a ver o mundo com outros olhos, não com os que já enxergam 
Mas com aqueles que ainda não enxergam, um deles pode ser o coração 
Para isso tente sentir emoções que ainda não sentiu 
Pense em viajar por lugares interessantes, seja na Terra da Rainha 
Ou até mesmo na Terra do Nunca 
Mas se realmente quer continuar a viver a vida tão sonhada, estude, lute com dignidade 
Reconheça-se, perceba-se dentro do sistema de homens invejosos e não deixe ser contaminado 
Deixe as pessoas se aproximarem de você, não custa nada e vale a pena ser legal 
Sorria quando não gostar de alguém, essa pessoa pode gostar de você, seja bom 
Aproxime-se dos bons e faça com que os ruins aproximem-se de você, eles poderão ser bons 
Forme-se! Case-se! Ganhe e perca! Sorria e chore! Acerte e erre! 
Se coisas assim acontecerem, aí você poderá dizer que viveu 
Continue a resolver seus problemas, esqueça dos problemas dos outros 
As pessoas perdem metade da vida tentando resolver problemas alheios 
Dance, brinque, cante, beba às vezes, a vida também precisa ser esquecida 
Quando passa a ressaca, volte para a vida, lembre de seus pais, o quanto batalharam 
Para te tornar o que é hoje, provavelmente estão orgulhosos, você deve ser orgulhar muito mais 
Agradeça todos os dias por tê-los, um dia eles poderão não mais estar aqui 
Agradeça aos seus amigos, eles são alguns tijolos dessa grande construção chamada vida 
Agradeça aos mestres, aliás, eles são mestres, conhecimento não tem preço, ele nunca envelhece 
Enfim, nunca faça por fazer, a vida foi feita para ser bem feita!

Lucas Munhoz